Área da Medicina Dentária que permite a substituição de dentes perdidos, restituindo a função mastigatória e estética.
A Prostodontia oferece várias possibilidades de tratamentos: próteses fixas ou removíveis, sobre implantes ou sobre dentes, totais ou parciais.
Os tratamentos com prótese fixa são a solução preferível, não só pela estética e função, mas também pela segurança, autoestima e conforto que oferece aos pacientes.
- Prótese Fixa – restauração parcial ou total da coroa de um dente que é colocada sobre o dente natural do paciente, previamente preparado, e/ou sobre implantes dentários. Pode ser utilizada também para a substituição de um ou mais dentes perdidos.
Engloba coroas e pontes sobre dentes e/ou implantes, facetas, onlays.
- Prótese Removível – as próteses removíveis têm como finalidade substituir dentes perdidos e permitem ao paciente remover e recolocar sempre que entender. Podem ser suportadas por implantes melhorando a estabilidade da prótese e aumentando o conforto no seu uso.
Existem dois tipos de próteses removíveis: totais e parciais.
- As próteses removíveis totais são a solução para quem perdeu todos os seus dentes. Uma prótese total imediata é colocada assim que são extraídos os últimos dentes, o que permite ao paciente não ter de andar nenhum período sem dentes.
- As próteses removíveis parciais podem ser optadas em situações de ausência de alguns dentes e em que os dentes remanescentes são saudáveis.
Podemos englobar as próteses acrílicas, esqueléticas e as próteses removíveis sob implantes.